LOURIVAL AÇUCENA, PRIMEIRO POETA DO RIO GRANDE DO NORTE

sexta-feira, 26 de março de 2021

POEMAS DE LOURIVAL ACUCENA

 


Sabiá
(Lundu)

 

Eu fui pegar passarinho,
Na matinha de Yayá?
Engendrei o meu lacinho
E peguei um sabiá.

 

Sabiá, eu bem sabia,
Sabia que tu caías.
Sabiá, fica sabendo
Que tu cais todos os dias.

 

Sabiá ressabiado
Na matinha arrepiou-se,
Eu toquei chama de baixo
Sabiá veio, entregou-se.

 

        Sabiá, eu bem sabia, etc.

 

Saiba todo sabiá De mata, gangorra ou praia Que eu nao armo gangolina Em que sabiá nao caia...

 

        Sabiá, eu bem sabia, etc.

 

E Yayá já sabe hoje

Que eu sei pegar passarinho,

E que sabiá sabido

Nao me come o melãozinho.

 

        Sabiá, eu bem sabia, etc.

 

 

              /Escrito em junho de 1875/

 

 

 

Canto do potiguara

(Toré)

 

 

Curupira se afugenta,
Manitó esquece a taba,
Mas minh'alma não esquece
O amor de Porangaba.

 

Cai a murta, o camboim,
O murici, a mangaba,
Mas não cai dos meus sentidos
O amor de Porangaba.

 

Cambaleia o pau-d'arqueiro,
Que ao rijo tufão desaba:
Mas não se abate em meu peito
O amor de Porangaba.

 

Vai-se o torcaz que gemia
Ao pé da jabuticaba,
Mas não deixam os meus anelos
O amor de Porangaba.

 

Foge a abelha que zumbia
Sobre a flor da guabiraba,
Mas não foge aos meus afetos
O amor de Porangaba.

 

Despe a flor o ingazeiro,
A oiticica, a quixaba:
Mas não me escapa da mente
O amor de Porangaba.

 

Da CUNHÃ remorde a face
Reimoso capiucaba;
Mas não remorde o ciúme
O amor de Porangaba.

 

De Moema o terno amor,
Não, não rende o imbuaba,
Mas a mim rende e cativa
O amor de Porangaba.

 

Da extremosa Margarida
O amor já não se gaba;
Mas eu decanto, ARÃHY,
O amor de Porangaba.

 

O pajé canta a bravura
Do alto Morubixaba,
Mas eu só canto em toré
O amor de Porangaba.

 

Anhangá cede a Tupã
No poder que não se acaba,
Mas não cede a outro amor
O amor de Porangaba

 

                                                                      (1874)

 

Página publicada em janeiro de 2020

FOTE – BLOG ANTÔNIO MIRANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O HOMEM DE BOM CARÁTER DESPREZA A FALSIDADE

Arquivo do blog

JOAQUIM EDUVIRGES DE MELLO AÇUCENA

  LOURIVAL AÇUCENA   Joaquim Eduvirges de Mello Açucena, ou Lourival Açucena ou Lorênio (Natal, 17 de outubro de 1827 e faleceu em Nat...